quinta-feira, 8 de março de 2007

Introdução


Gostaria de fazer uma pequena introdução sobre o assunto desse blog. Aqui vai:


Dentre as várias ramificações da Química, temos a Cosmetologia, ciência que estuda os cosméticos em geral. A palavra cosmético vem do grego "kosmetikós" que significa : o que serve para ornamentar, enfeitar, embelezar. Nesse ponto, os gregos gostavam bastante de óleos e essências para o cabelo e o corpo, e leite de cabra para hidratar a pele.


Os cosméticos não têm uma origem definida, mas passaram por várias civilizações, de todos os jeitos e de todas as cores, para embelezar ou curar, como sedução ou terapia. Eles ganharam mais opções e segurança a partir do século XIX, com o avanço da Química. Antes disso muitos deles envenenavam por possuir alta concentração de metais pesados. Além disso, muitos deles ganharam popularidade por ser usado por grnades personalidades. Por exemplo, a bela Cleópatra que não vivia sem suas maquilagens marcantes ou a moça favorita de Nero, Pompéia, que tinha a pele alva como a neve graças as suas máscaras noturnas.


Entre os cosméticos, o que mais me admira é o perfume, pela sua sensação, refrescância e pelo agradável aroma. Ele marca presença em várias épocas: as essências usadas pelos gregos, o vidro de perfume que Maria Madalena passou nos cabelos de Jesus, nas casas dos nobres na Idade Média, o monopólio de essências nas mãos dos árabes no século XV, na Revolução Francesa, durante o século XIX e até os dias de hoje. Como vimos, o perfume também passou por vários povos, mas só ganhou "personalidade" quando chegou às mãos dos engenhosos franceses alquimistas do século XIX.



Observação: Além dessa introdução, pretendo fazer algo mais sobre sua utilização antes do século XIX para melhor entedimento do assunto. As palavras em destaque são as palavras-chave do assunto.







2 comentários:

Vinícius Souza Figueredo disse...

(Figueredo)

Bah! E eu ia saber que cosmético veio do grego e passou por tanta gente! Seu blog está bem interessante. Tenha um bom trabalho.

Ingrid C. disse...

Aninha...

Q legal teu blog... Da cor que vc mais adora neh (laranja).

Bah, cosmetologia ta quase perto de estudo de cometas!! hauhauahuah!! Bem interessante o assunto!

Vo dar umas lidas aki quando vc postar algo novo!!

Bjaum